Botnets continuam sendo uma ameaça cibernética persistente
A CenturyLink rastreou 104 milhões de alvos exclusivos de botnets por dia em 2017
English | French | German | Dutch | Japanese | Spanish | Simplified Chinese | Traditional Chinese
MONROE, Louisiana, 17 de abril de 2018 -- Empresas, governos e consumidores deveriam prestar mais atenção ao risco apresentado por botnets, segundo um novo relatório sobre ameaças divulgado pela CenturyLink, Inc. (NYSE: CTL).
Em 2017, os Laboratórios de Pesquisas sobre Ameaças da CenturyLink rastrearam uma média de 195.000 ameaças por dia, impactando, em média, 104 milhões de alvos exclusivos – desde servidores e computadores até dispositivos portáteis e outros conectados à internet – devido ao trabalho de botnets.
"Botnets são uma das ferramentas básicas utilizadas por maus atores para roubar dados sensíveis e lançar ataques DDoS", disse Mike Benjamin, líder dos Laboratórios de Pesquisas sobre Ameaças da CenturyLink. "Ao analisar as tendências e métodos de ataques de botnets, podemos prever e responder melhor às ameaças emergentes, defendendo nossa própria rede e a de nossos clientes".
Leia o Relatório sobre Ameaças da CenturyLink 2018: http://lookbook.centurylink.com/threat-report
Principais Observações
- Geografias com redes e infraestrutura de TI fortes e em rápido crescimento continuam sendo a principal fonte de atividades cibernéticas criminosas.
- Os cinco principais países da América Latina em volume de tráfego de internet malicioso em 2017 foram Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile.
- Os cinco principais países hospedando a maioria dos servidores de comando e controle (C2s) que controlam as botnets, foram Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile.
- Enquanto países e regiões com infraestruturas robustas de comunicação forneciam inadvertidamente largura de banda para ataques IoT DDoS, eles também representaram algumas das maiores vítimas em volume de ataques de comando.
- Os cinco principais países em tráfego de ataques bot foram Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia e Reino Unido.
- Os cinco principais países na América Latina em volume de hospedeiros ou bots comprometidos foram Brasil, México, Argentina, Venezuela e Colômbia.
- O Mirai e suas variações têm sido o foco de coberturas consistentes na mídia, mas em 2017 os Laboratórios de Pesquisas sobre Ameaças da CenturyLink testemunharam ataques Gafgyt afetando mais vítimas, com ataques notavelmente mais longos.
Fatos Relevantes
- A CenturyLink coleta 114 bilhões de registros de NetFlow todos os dias, capturando mais de 1.3 bilhão de ocorrências de segurança diariamente e monitorando 5.000 servidores C2 conhecidos de forma contínua.
- A CenturyLink responde a, e mitiga, cerca de 120 ataques DDoS por dia e remove aproximadamente 40 redes C2 por mês.
- O escopo e a profundidade da extensa conscientização da CenturyLink sobre ataques é proveniente de um dos maiores backbones IP do mundo, uma infraestrutura crítica apoiando todas as operações globais da CenturyLink e informando seu conjunto completo de soluções de segurança, incluindo detecção de ameaças, monitoramento seguro de registros, mitigação DDoS e soluções de segurança baseadas em rede.
Recursos Adicionais
- Ouça as principais mensagens de Mike Benjamin sobre o Relatório de Ameaças da CenturyLink 2018: https://youtu.be/3U1aIJqejjs
- Saiba como a CenturyLink leva a inteligência cibernética ao próximo nível com uma visão ampliada do cenário de ameaças: http://news.centurylink.com/2018-04-03-CenturyLink-takes-cyber-intelligence-to-the-next-level-with-expanded-view-of-threatscape
- Explore o relatório da IDC: Protegendo a Empresa Conectada Usando Segurança Baseada em Rede: http://idcdocserv.com/US43638618
Sobre a CenturyLink
A CenturyLink (NYSE: CTL) é o segundo maior provedor de comunicações dos Estados Unidos para clientes corporativos globais. Com clientes em mais de 60 países e um foco intenso na experiência do cliente, a CenturyLink se esforça para ser a melhor empresa de redes do mundo ao resolver a crescente demanda dos clientes por conexões confiáveis e seguras. A empresa também atua como o parceiro de confiança de seus clientes, ajudando-os a administrar complexidades crescentes de rede e TI e fornecendo soluções gerenciadas de rede e de cibersegurança, que ajudam a proteger seus negócios.
Contato para a Imprensa:
Stephanie Walkenshaw
+1 720-888-3084
[email protected]
Paula Vivo
+55 11-3957-2424
[email protected]
Botnets continuam sendo uma ameaça cibernética persistente, de acordo com o Relatório de Ameaças da @centurylink 2018 Tweet