Husqvarna apresenta ideias para o futuro do paisagismo profissional
HUSKVARNA, Suécia, 8 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- E se o seu podador pudesse falar com seu smartphone, ou smartwatch e lhe ajudar a fazer o paisagismo de um jeito novo? Depois da resposta positiva ao Husqvarna Fleet Services, sistema de gestão de frota baseado em sensor, a Husqvarna apresenta o conceito de uma bateria conectada que pode coletar e fornecer dados em tempo real a partir de ferramentas elétricas. Com o conceito de tecnologia de bateria conectada, a Husqvarna também apresenta um podador de cerca viva para o futuro, com um visor que usa dados em tempo real e realidade aumentada para fornecer suporte aos operadores.
Durante uma coletiva de imprensa na Antuérpia, a Husqvarna apresentou um protótipo de uma bateria de lítio com conexão para Bluetooth integrada – uma bateria conectada. As ferramentas equipadas com o novo protótipo de bateria poderão compartilhar informações importantes sobre elas com o usuário. O protótipo de bateria pode ser facilmente conectado ao smartphone ou smartwatch do operador para fornecer informações diretas ou para transmitir informações a outros membros da equipe, como outros operadores, gerentes, técnicos ou revendedores.
"A bateria e a conectividade constituem o maior salto no nosso setor desde o surgimento dos produtos motorizados para trabalhos ao ar livre", disse Kai Wärn, CEO e presidente do Husqvarna Group. "A bateria conectada e nosso conceito de podador de cerca viva demonstram o compromisso da Husqvarna em ser a pioneira em produtos a bateria de alto desempenho e no aproveitamento das possibilidades da Internet das Coisas".
media Gallery
As várias vantagens dos dados em tempo real
Para atender às necessidades dos paisagistas de aumentarem sua produtividade e seus resultados, é preciso utilizar ferramentas eficientes e de alto desempenho. Ao utilizar as ferramentas de maneira inteligente, os paisagistas podem começar a desenvolver novas formas de trabalhar. Um exemplo é evitar tempo de inatividade passando da manutenção reativa, se uma máquina quebrar, por exemplo, para a manutenção proativa, já que as próprias ferramentas podem alertar e preparar os gerentes e técnicos quando precisarem de manutenção.
Outros exemplos de oportunidades utilizando os dados em tempo real fornecidos pelo protótipo de bateria conectada:
- Melhoria das habilidades: As ferramentas podem fornecer feedback e orientação diretos sobre como utilizá-las, ajudando os operadores a refinar sua técnica e ajudando os iniciantes a usar a ferramenta de modo profissional e otimizado, com mais rapidez.
- Aumento da segurança: A nova bateria abre novas oportunidades para aumentar a segurança do usuário, assim como evitar roubo, travando sua máquina para que ninguém mais possa utilizá-la.
- Melhoria das comunicações em equipe: Obter uma visão geral instantânea permite que os líderes de equipe passem do modo de "como fizemos ontem" para "como estamos fazendo neste momento" e permite assim maior flexibilidade no ajuste das orientações ou para alocação de recursos de forma diferente se algo inesperado acontecer.
- Melhoria do planejamento: Com os dados e insights fornecidos pela bateria conectada, os líderes de equipe terão melhores informações em apoio ao seu planejamento, tanto a curto quanto a longo prazo.
Husqvarna Ramus™ - Um conceito de design para o futuro
Para expressar a crença no potencial da bateria e conectividade, a Husqvarna criou também o "Husqvarna Ramus™" – um conceito de podador de cerca viva inteligente e futurístico, super leve, que emprega a mesma tecnologia do protótipo de bateria conectada da Husqvarna. O podador utiliza tecnologias que já existem e provenientes dos mais variados e inovadores setores, como vemos em alguns exemplos abaixo:
- Lâminas de corte super leves, em fibra de carbono e metal líquido, com sensores individuais em cada lâmina para controlar exatamente quanta energia a bateria deve fornecer para o trabalho a ser executado.
- Um visor ampliado que utiliza dados para fornecer suporte ao operador em tempo real com tudo, desde informações sobre o status da máquina até padrões de corte projetados, no momento em que se realiza o corte.
- Uma microcâmera integrada que exibe a visão do corte dentro do visor dos operadores durante o corte de cercas vivas altas ou ângulos complicados fora do campo de visão.
O protótipo da bateria conectada e do podador de cerca viva Husqvarna Ramus™ foi apresentado em 30 de setembro em um evento internacional sobre o futuro do paisagismo, realizado pela Husqvarna na Antuérpia, Bélgica. O protótipo da bateria conectada está atualmente com patente pendente e maiores detalhes serão fornecidos no futuro.
Husqvarna Fleet Services
A Husqvarna foi a primeira a desenvolver conectividade para produtos elétricos para o ar livre, e em 2014 os Husqvarna Fleet Services ("Serviços de Frota da Husqvarna") foram introduzidos. Trata-se de uma plataforma de atendimento online que oferece suporte aos profissionais do paisagismo com dados de sensores inteligentes acrescentados aos produtos. O objetivo é integrar a nova bateria conectada com os Husqvarna Fleet Services quando estiverem disponíveis no mercado. E agora a Husqvarna está lançando uma versão de aplicativo para smartphone desses serviços, fornecendo suporte superior ao trabalho no campo e aumentando a participação da equipe. O novo aplicativo permite, por exemplo, que líderes e operadores acessem detalhes da tarefa no mapa e até mesmo registrem e enviem novas oportunidades comerciais identificadas pelos operadores enquanto trabalham no campo.
Link para vídeo e imagens em alta resolução http://www.husqvarna.com/silentcity
CONTATO: Margaretha Finnstedt, diretora de Relações Públicas e Comunicação, Divisão da Husqvarna do Husqvarna Group, +46-70-678-61-58