Video
Related Links
Related Documents
Make Sense Campaign InfographicsOne For Three Leaflet
Post Treatment Leaflet
Follow us on Twitter
Tweets by @MakeSenseCmpnUnindo Vozes pela Europa!
Campanha nas redes sociais apoia os doentes de Cancro de Cabeça e Pescoço
- O Cancro de Cabeça e Pescoço afeta mais de 600.000 pessoas em todo o mundo
- Dê a sua voz e junte-se à causa através das redes sociais, através do hashtag #UnitingVoices
A Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS) anuncia o lançamento da 3ª Semana de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, que se assinala entre 21 e 25 de setembro e junta 14 países. Durante esta semana, promovem a educação para a prevenção, sinais e sintomas da doença, tanto junto dos doentes como dos profissionais de saúde.
“Anualmente, 350.000 pessoas são diagnosticadas com cancro de cabeça e pescoço por toda a Europa e mais de metade destas pessoas não sobreviverá após 5 anos. Contudo, quando diagnosticado e tratado numa fase inicial, os doentes podem ter uma taxa de sobrevivência entre os 80 a 90%”, refere o Professor René Leemans, Presidente da EHNS.
Em 2015, a Make Sense Campaign tem como meta garantir a excelência dos cuidados prestados aos doentes. “Pretendemos alertar as pessoas para os sinais precoces da doença e encorajá-las a procurar ajuda profissional atempadamente. Além disso, defendemos que os cuidados prestados aos doentes sejam os melhores possíveis, desde o momento em que a doença é diagnosticada.
O lema da campanha é ‘Uniting Voices’, pois queremos unir todas as pessoas em torno desta causa e dar voz a quem não tem. Ainda é necessário muito diálogo sobre o cancro de cabeça e pescoço. Este ano vamos potenciar mais as redes sociais e capacitar os doentes, dando-lhes um sentido de comunidade, mostrando que não estão a sofrer sozinhos”, finaliza René Leemans.
Em Portugal, a semana é assinalada com várias iniciativas de sensibilização promovidas pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), nomeadamente:
- Lançamento da música “TU ÉS A VOZ”, pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras
- Distribuição de folhetos informativos pela população;
- Lançamento do “Planeta Dentix”, um projeto infanto-juvenil que ensina às crianças a importância de manter uma boa higiene oral;
- Sessões de Informação dedicadas aos especialistas de medicina geral e familiar;
- Rastreios.
Envolva-se!
Se tiver interesse em envolver-se na Make Sense Campaign e ajudar a aumentar o grau de sensibilização para o cancro de cabeça e pescoço, visite:
Facebook da Make Sense Campaign
https://www.facebook.com/pages/Make-Sense-Campaign/372091092995793?fref=ts
Facebook do GECCP
https://www.facebook.com/cancrodecabecaepescoco?fref=ts
Website da ASADOCORAL
http://www.asadocoral.pt
Assine a petição da Make Sense Campaign
http://makesensecampaign.eu/petition
Pode visitar o nosso site multilingue www.makesensecampaign.eu para mais informações.
#UnitingVoices
Sobre a Make Sense Campaign
A Make Sense Campaign, desenvolvida pela Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS), visa aumentar a sensibilização para o cancro de cabeça e pescoço e por ultimo melhorar os resultados dos doentes com a doença. Isto será feito através de:
- Educação para a prevenção da doença
- Conduzir ao conhecimento dos sinais e sintomas da doença
- Incentivar o diagnóstico precoce
Sobre a Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS)
A EHNS é uma Associação internacional sem fins lucrativos sediada na Bélgica. A EHNS é composta por indivíduos, sociedades nacionais ou multinacionais e grupos de Estudos orientados no sentido da pesquisa de cancro de cabeça e pescoço, treino e tratamento por toda a Europa. Indivíduos do resto do mundo são também bem-vindos a tornarem-se membros. A intenção da EHNS é de promover o intercâmbio de conhecimento em todos os aspectos das doenças neoplásticas de cabeça e pescoço e de promover os mais elevados padrões de pesquisa, educação e formação, prevenção e tratamento do paciente.
Para obter mais informações sobre a sociedade, por favor visite: www.ehns.org
Sobre o Cancro de Cabeça e Pescoço
O cancro de cabeça e pescoço é uma maneira de descrever qualquer cancro que é encontrado na região da cabeça ou pescoço, incluindo dentro da boca e língua (cavidade oral), garganta '(faringe) e a caixa da voz '(laringe), excluindo os olhos, cérebro, ouvidos ou esófago. Este tipo de cancro começa geralmente em células escamosas que revestem as superfícies húmidas, da mucosa dentro da cabeça e pescoço: por exemplo, dentro da boca, nariz e garganta.
Sobre o GECCP
O GECCP foi criado em 20 de Julho de 2010, com o objectivo de promover, apoiar, colaborar e/ou realizar iniciativas de carácter formativo e educacional, técnico, científico, investigacional, deontológico e ético no âmbito dos tumores de Cabeça e Pescoço. Um dos objectivos do GECCP passa por promover comportamentos saudáveis e a prevenção de doenças como o Cancro de Cabeça e Pescoço que está, entre outros factores, ligada ao consumo de álcool e tabagismo.
Sobre a ASADOCORAL
Fundada em Fevereiro de 2013, a ASADOCORAL - Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com sede no IPO-Porto, que reúne pessoas com uma forte sensibilidade para o tema da oncologia da cavidade oral, que tem como principais objetivos disponibilizar mais informação sobre o Cancro de Cabeça e Pescoço, apoiar doentes, familiares e cuidadores e contribuir para a prevenção da doença através de iniciativas de sensibilização.
Factos
- O cancro de cabeça e pescoço é o 6º cancro mais comum em todo o mundo e mata mais de 62.000 pessoas em toda a Europa, anualmente;
- Em 2012, mais de 150.000 pessoas foram diagnosticadas com a doença na Europa;
- Aproximadamente 60 % das pessoas com cancro de cabeça e pescoço apresentam a doença em estadio avançada no momento do diagnóstico.
- Aproximadamente 60 % das pessoas diagnosticados em estadio avançado vai morrer da doença no prazo de cinco anos;
- Os homens são duas a três vezes mais propensos a desenvolver cancro de cabeça e pescoço, embora esteja a aumentar a incidência em mulheres;
O cancro de cabeça e pescoço é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, mas recentemente tem vindo a assistir-se a um aumento do desenvolvimento da doença em pessoas mais jovens.